-
Arquitetos: Eric Meglasson Architect, Lightfoot A+D
- Área: 3500 ft²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alan Brandt
-
Fabricantes: Ann Sacks, Kohler, McNeel, Pella EFCO, Restoration Hardware, Schumacher, Teltos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Valentine é uma composição abstrata de paredes e cobertura que exploram as tensões de luz e escuridão, sólidos e vazios, proteção e exposição. Revestida quase inteiramente em lacas de cedro negras e brancas, a materialidade da casa está intimamente relacionada ao seu contexto florestal de 10 acres.
Três volumes revestidos de madeira são empilhados e deslocados um em relação ao outro para apoiar e enquadrar um ambiente transparente, que serve como uma galeria de entrada interna e externa. A posição e a orientação da casa foi disposta para capturar as vistas montanhas a oeste, visíveis apenas ao longo de um corredor axial estreito. Esse eixo linear serviu como ponto de partida para o projeto, na medida em que o espaço 'vazio' enquadrado pelos volumes sólidos ocupa esse corredor com precisão.
Cada um dos volumes 'sólidos' abriga um conjunto específico do programa e é acessado (ou às vezes fechado) pelo espaço central. Isso permite flexibilidade no uso doméstico diário; por exemplo, a ala dos pais pode ser funcionalmente separada do resto da casa, permitindo tranquilidade e privacidade se todos os quatro filhos da família ocuparem os espaços comuns. Ou então, a casa pode ser aberta seletivamente, onde grandes portas deslizantes de vidro se abrem para abraçar amplas áreas de entretenimento ao ar livre e acesso a uma banheira de hidromassagem, piscina no solo e área de churrasqueira embutida. Os grandes decks no andar de cima geram oportunidades adicionais para entretenimento ao ar livre, com vistas privilegiadas sobre o chão da floresta e as montanhas.
No interior, a paleta de materiais quentes e táteis continua, com áreas onde o revestimento de cedro alcança os espaços protegidos, estabelecendo continuidade visual de dentro para fora. A iluminação interna, as peças de mobiliário e os acabamentos das paredes formam conexões íntimas e sempre presentes ao passado da família - integrando madeira de celeiro e outros artefatos de sua fazenda no norte da Califórnia e instalações personalizadas de azulejos e arte para lembrá-los de seus anos no exterior.